Amazonas

Governo afirma que Elon Musk quer trazer tecnologia da SpaceX para o Amazonas

O Governo do Amazonas afirmou estar em negociações com empresa a do bilionário Elon Musk, dono da SpaceX, Tesla e Twitter, que teria manifestado interesse em iniciar operações da Starlink no estado. A Starlink é uma empresa do grupo SpaceX, que revolucionou os voos espaciais, com o reaproveitamento de foguetes.

O governador Wilson Lima afirmou interesse de Musk em investir na Amazônia e destacou a importância do investimento. No mês passado, o governador convidou também o megaempresário Jeff Bezos, da Amazon, a investir na Amazônia.

Conforme ofício enviado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), a Starlink informou que pretende começar a prover serviços de banda larga a clientes no Brasil.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Angelus Figueira, explicou que o Estado está trabalhando para atender ao pleito da Starlink. “Ontem mesmo tivemos uma videoconferência com representantes da empresa, em Nova York, e estamos em tratativas”, disse.

A Starlink usa satélites avançados em órbitas baixas e, segundo explica, possibilita chamadas de vídeo, streaming e outras atividades com velocidades de até 200Mb/s. Com escritório em território brasileiro, a Starlink estima um faturamento de US$ 7,5 milhões.

No primeiro ano, a expectativa é passar de 60 mil clientes, especialmente de estados do Sul e Sudeste. Como retorno ao Estado, a arrecadação de Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no início da operação pode chegar a R$ 97 milhões.

O Vocativo procurou a empresa para confirmar a intenção, mas não obteve resposta até o momento.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: