Amazonas

Covid-19: dose de reforço ampliada da vacina começa neste sábado em todo Amazonas

O Amazonas começa neste sábado (20/11/21) a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em pessoas a partir de 18 anos, que tenham tomado a segunda dose ou dose única da vacina há, pelo menos, cinco meses. A ação faz parte da campanha nacional “Mega Vacinação” do Ministério da Saúde e acontece em outros cinco estados.

As equipes de saúde estarão em 30 postos montados para aplicação, principalmente, da segunda dose e da dose de reforço do imunizante, na Arena da Amazônia, em Manaus. Por conta do evento, o posto de vacinação do Sambódromo não será aberto no sábado e a vacinação ficará concentrada no podium da Arena, na zona centro-sul, das 8h às 16h, para atendimento de pedestres e na modalidade drive-thru.

Postos – No dia da “Mega Vacinação”, o posto do Sambódromo não estará funcionando e terá seu atendimento transferido para a Arena. Os demais postos montados pela Semsa Manaus e pela SES-AM continuarão vacinando em shoppings, nas unidades de saúde e nos pontos estratégicos da capital.

Critérios – A “Mega Vacinação” tem foco na aplicação da segunda dose e dose de reforço, mas a primeira dose também estará disponível à população.

Podem receber a primeira dose os que têm 12 anos ou mais, que ainda não iniciaram o esquema vacinal. Os que podem receber a segunda dose são aqueles que atingiram ou ultrapassaram os intervalos entre doses recomendados atualmente: 21 dias para a Pfizer, 28 dias para a CoronaVac e 56 dias para a AstraZeneca. E os aptos a receber a dose de reforço são os imunossuprimidos que completaram o esquema vacinal há 28 dias e as pessoas acima de 18 anos que receberam a segunda dose há, no mínimo, cinco meses.

Acesso – A vacinação na Arena da Amazônia terá 30 pontos de vacinação, sendo 20 na modalidade drive-thru e 10 para atendimento de pedestres. O acesso de veículos ao podium da Arena será pelas ruas Loris Cordovil e Jornalista Flaviano Limongi. A entrada de pedestres será pelo portão que fica na rua entre a Arena da Amazônia e o Centro de Convenções Vasco Vasques.

Com informações da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom)

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: