Amazonas

Deputado bolsonarista tenta intimidar professores no interior do Amazonas

O deputado estadual bolsonarista Delegado Péricles (PSL) está tentando intimidar professores de uma escola de São Gabriel da Cachoeira, no interior do Amazonas. Motivo: uma questão de prova com uma foto do presidente Jair Bolsonaro

O deputado estadual bolsonarista Delegado Péricles (PSL) está tentando intimidar professores de uma escola do Ensino Fundamental da Escola Estadual São Gabriel, do município de São Gabriel da Cachoeira (a 862 quilômetros de Manaus). O motivo: uma questão de prova considerada “ofensiva” por ele contra o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido).

O deputado protocolizou, junto à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), requerimento que pede à Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas (Seduc) “explicações e providências sobre os responsáveis” pela prova, que segundo ele coloca o presidente Jair Bolsonaro como “alvo de ataques e opinião”.

Na prova escrita, distribuída neste mês de novembro, a questão de número 1 coloca foto e poema relacionados ao presidente Jair Bolsonaro como um dos textos a serem avaliados pelos alunos para devida classificação dos tipos de linguagem. De acordo com requerimento protocolizado pelo parlamentar, o fato deve ser avaliado pela gestão da educação no estado e, comprovado, deve render ao responsável as sanções cabíveis, mas não especificou quais.

Nenhum ilícito

A ação, no entanto, foi considerada desproporcional e descabida pela jurista e advogada criminalista Jacqueline Valles. “Bolsonaro é uma pessoa pública. Ele é presidente da república e a foto dele pode estar em qualquer lugar, a não ser que seja em uma situação já fazendo alguma indicação indecorosa. Mas simplesmente colocar um poema e uma foto do presidente, eu não vejo absolutamente nenhum ilícito”, explicou.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: