Amazonas Covid-19

Covid-19: na primeira semana, Manaus vacina apenas 0,17% do público infantil

Mesmo com 34,5 mil doses de vacina contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, a primeira semana dessa etapa da campanha foi decepcionante em Manaus. Isso porque a prefeitura conseguiu iniciar a imunização de apenas 446 das 260.721 previstas, o que representa apenas 0,17% desse público-alvo.

A Prefeitura de Manaus abriu a vacinação de crianças contra a Covid-19 na última segunda-feira (17/01/22), contemplando, inicialmente, as de 5 a 11 anos que apresentem comorbidades ou deficiências (PcDs). A população de 5 a 11 anos residente em Manaus, conforme projeção do Ministério da Saúde, é de 260.721 crianças e a meta da prefeitura é imunizar 90% desse público.

O atendimento será escalonado e, depois dos menores com comorbidades e deficiências permanentes, serão vacinados os demais grupos prioritários, de acordo com a disponibilidade de vacinas. A ordem de atendimento após o primeiro grupo será: indígenas e quilombolas (grupo 2); crianças que vivem em instituições de longa permanência, como abrigos e orfanatos (grupo 3); e população geral na faixa etária recomendada (grupo 4), contemplando uma idade por vez, em ordem decrescente (de 11 a 5 anos).

O Vocativo questinou qual seria a quantidade de crianças que se enquadram neste perfil na cidade e qual era a meta para a primeira etapa, mas a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) não soube indicar esse número, o que dificulta saber quando passar para novos grupos.

Atualmente, dos 423 pacientes internados com a Covid-19 em Manaus, 48 são crianças menores de 12 anos não aptas para vacinação e dos 85 pacientes em UTI, 5 crianças são menores de 12 anos não aptas para vacinação.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: