Amazonas

Ciclistas de Manaus fazem protesto pedindo respeito e segurança no trânsito

Só nos últimos sete meses, foram registradas quatro mortes e mais de 18 incidentes de trânsito envolvendo ciclistas em Manaus. Enquanto isso, tanto prefeitura quanto Detran-AM ignoram apelos de praticantes da modalidade

Após 18 dias lutando pela vida após um atropelamento, Saulo Alves, de 33 anos, morreu no último sábado, dia 31 de julho. Saulo era ciclista e foi atropelado no dia 13 de julho por um ônibus de transporte público coletivo da empresa Expresso Coroado. Saulo não teve qualquer assistência por parte da empresa ou do poder público e não foi a primeira vítima recente de uma onda violência no trânsito de Manaus contra ciclistas.

Só nos últimos sete meses, são nada menos que 4 mortes e mais de 18 incidentes de trânsito, um dado maior do que todo o ano de 2020, quando foram registradas três mortes nas mesmas circunstâncias. “Parece que estão caçando ciclistas e o poder público não se manifesta. Prometeram campanhas e melhoramento das infraestruturas instaladas nos governos passados, mas até agora, ainda estão na promessa”, reclama Nádia Aguiar, uma das coordenadoras do Movimento Pedala Manaus, iniciativa que tem como objetivo promover a mobilidade ativa através da construção da políticas pública.

Na noite desta terça-feira (03/08/21), um grupo de mais de 800 ciclistas fez uma manifestação pedindo respeito aos ciclistas no trânsito. O protesto se iniciou na Avenida Djalma Batista e percorreu a Avenida Brasil, até o local do acidente do ciclista Saulo Alves, onde foi colocada uma ghost bike em sua homenagem.

O Código Brasileiro de Trânsito (CTB) garante normas à circulação de ciclistas no trânsito, como a prioridade a eles e uma distância mínima de 1,5 metro dos veículos maiores. Procurados pelo Vocativo, a prefeitura de Manaus e o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) não se manifestaram até o fechamento desta matéria.

Assessoria de Comunicação do vereador Rodrigo Guedes (PSC)

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: