Amazonas Covid-19

Após apenas 15 dias, prefeitura de Manaus fecha centro de testagem para Covid-19

A Prefeitura de Manaus informou que o Centro Municipal de Testagem para Covid-19, em operação no Studio 5 Centro de Convenções, zona Sul, terá as atividades encerradas nesta sexta-feira (28/01/22), pouco mais de 15 dias depois do início das atividades e ainda com alta de casos da doença. Vale lembrar que o Amazonas entrou na fase vermelha (risco alto) na transmissão do novo coronavírus nesta quarta-feira (26/01/22). 

O atendimento aos usuários com sintomas gripais seguirá ao longo do dia e, após as 17h, o serviço deixará de ser oferecido naquele local. A medida, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), considera a previsão inicial de funcionamento da unidade por 15 dias como resposta emergencial à alta demanda por síndromes gripais nas unidades de saúde. A prefeitura também justifica que houve redução da procura pelo serviço e a queda no número de testes com resultados positivos, observada ao longo desta semana.  

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, informa que a prefeitura está avaliando a abertura de um novo serviço de testagem, desta vez na zona Leste ou na zona Norte. “Avaliamos que esse primeiro centro cumpriu seu papel, oferecendo diagnóstico, atendimento médico e medicamentos de forma descentralizada, reduzindo a pressão sobre as unidades básicas de saúde”, explicou.

A secretária disse que grande parte do público tem buscado, agora, o reteste para confirmação de que pode retornar às suas atividades de rotina após a doença. “No entanto, o serviço não tem essa finalidade e sim oferecer diagnóstico às pessoas sintomáticas”.

O Centro Municipal de Testagem, montado no Centro de Convenções Vasco Vasques, com o apoio do governo do Amazonas, seguirá aberto, com funcionamento de segunda a sábado, das 9h às 17h. Da mesma forma, continuam a oferecer o teste para Covid-19 as 30 unidades de referência da rede municipal de saúde, conforme lista de endereços disponível no link bit.ly/ubscovidmanaus.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: