Amazonas

Plataforma Lattes segue fora do ar, mas CNPq garante que existe backup

Atualizada às 13h45

A plataforma Lattes, sistema que armazena todas as informações dos pesquisadores do país está fora do ar desde segunda-feira (26/07/21) e não tem qualquer previsão de retorno. Desde então, professores e pesquisadores do Brasil inteiro estão tentando acessar a plataforma, sem sucesso.

Em comunicado breve e evasivo publicado em suas redes sociais, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) afirmou que um “evento” causou a indisponibilidade das plataformas. No entanto, o conselho não explicou qual seria esse evento, sua causa e a previsão de restabelecimento do serviço.

Em nova postagem nas redes sociais agora à pouco, o CNPq afirmou que já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. “Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas. Portanto, não há perda de dados da Plataforma Lattes”, garantiu. O órgão afirmou ainda que o pagamento das bolsas implementadas não será afetado.

Segundo o CNPq, a prioridade é restaurar o acesso aos currículos na Plataforma Lattes o mais rápido possível. O Vocativo tem tentado contato com o órgão, mas até o momento as perguntas enviadas não foram respondidas. Mais informações a qualquer momento.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: