Amazonas

Amazonas tem 32 casos confirmados do novo coronavírus

O Amazonas tem 32 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). A atualização dos números foi feita no início da tarde desta segunda-feira (23) pelo titular da Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam), Rodrigo Tobias e pela diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Pinto.

Com mais seis casos confirmados no Estado, 31 são em Manaus e 1 em Parintins. Desses, 29 pacientes estão em isolamento domiciliar e 3 estão internados, sendo um na rede privada e dois no na UTI do Hospital Delphina Aziz. Há ainda 20 casos em observação como possíveis infectados.

Com a confirmação do primeiro caso de transmissão comunitária no último domingo (22), não são mais anunciados os casos suspeitos, pois todos os cidadãos são considerados como potencialmente infectados.

Situação dos profissionais de saúde

O Sindicato dos Médicos do Amazonas (SIMEAM) manifestou em nota divulgada na última sexta-feira (23) preocupação com a falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) ofertados aos médicos e demais profissionais da saúde das unidades de Manaus e interior do Estado. De acordo com denúncias, equipamentos como máscaras cirúrgicas, toucas, luvas, entre outros, estão em falta nas unidades.

O secretário de saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias, garantiu que há EPIs suficiente para os profissionais de saúde, mas explicou que o súbito aumento da demanda desses materiais causa problemas na distribuição desse material.

“Muitos esquipamentos como máscaras, óculos, aventais e luvas específicos para o combate ao Covid-19 estão em falta não apenas no Amazonas, mas em todo o Brasil. Mas já estamos recebendo mais desse material nos próximos dias”. Os dois representantes explicaram ainda que o uso desse material serve apenas para algumas situações.

Tomógrafo

Rodrigo Tobias, usou ainda a entrevista para desmentir a notícia compartilhada pelo vereador Marcelo Serafim (PSB) de que o tomógrafo do hospital Delphina Aziz estaria quebrado. “Garantimos que o equipamento está funcionando”, garantiu.

Foto: Secretaria de Comunicação do Estado

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: