Amazonas

Amazonas registra maior aumento do país no número de crimes violentos em 2021

O Amazonas foi o estado brasileiro que registrou o maior aumento no número de crimes violentos em 2021. A informação consta no Monitor da Violência, uma parceria entre o G1, o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgada nesta segunda-feira (21/02/2022). Ao longo de todo o ano passado, foram registrados 1.571 crimes violentos em todo estado, o que representa aumento de 54%.

Ao todo, 6 estados tiveram aumento de mortes violentas, sendo que 4 deles estão na região Norte, que por sinal foi a única região do país que registrou alta de assassinatos: 10%. O dado mais curioso é que o país teve 41,1 mil mortes violentas no ano passado – o menor número desde 2007, ano em que o Fórum Brasileiro de Segurança Pública passou a coletar os dados. O número de assassinatos no Brasil caiu 7% em 2021 na comparação com o ano anterior.

O número não é novidade. Todas as Unidades da Federação brasileira apresentaram queda da taxa de homicídios entre 2018 e 2019. A única exceção foi o Amazonas que apresentou aumento de 1,6%. É o que mostrou os dados do Atlas da Violência, divulgado em agosto de 2021. A publicação foi elaborada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

1 comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: