Amazonas

Amazonas recebe 53.750 mil doses de vacinas contra a Covid-19

O Governo do Amazonas recebeu, na madrugada desta sexta-feira (09/04), 53.750 doses de imunizantes contra a Covid-19, enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Essa é a 12ª remessa de vacinas enviadas ao estado, composta de 30.750 mil doses da vacina AstraZeneca e 23.000 mil doses da vacina CoronaVac.

As novas doses foram desembarcadas no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, por volta de 1h, e foram escoltadas pela Polícia Federal (PF) até a sede da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). Com essa remessa, chega a 1.231.970 o número de doses das vacinas entregues ao estado do Amazonas, desde janeiro deste ano.

Doses aplicadas – Dados parciais do Programa Nacional de Imunização, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (PNI/FVS-AM), apontam que 607.582 doses foram aplicadas em todo o estado até a quinta-feira (08/04), 463.411 de primeira dose e 144.171 de segunda dose. A informação foi divulgada no diário de vacinação da FVS-AM, que está disponível no site da fundação por meio do link https://bit.ly/3aTsndS

Até o momento, os três municípios do estado que mais aplicaram doses das vacinas, segundo o levantamento, são Manaus (309.100), São Gabriel da Cachoeira (20.863) e Tabatinga (19.102).

Pesquisa – O estudo CovacManaus encerrou nesta quinta-feira (08/04) sua primeira etapa, 5.086 trabalhadores da educação pública e privada e da segurança pública de Manaus foram vacinados com a primeira dose da vacina CoronaVac, doada pelo Instituto Butantan para uso exclusivo da pesquisa (as doses não entram na contabilidade de vacinas entregues ao estado pelo MS). 

O objetivo principal do estudo é identificar se a aplicação da vacina em pessoas com comorbidades terá impacto na prevenção das formas graves da doença, em Manaus, onde predomina a variante P.1 do vírus.

E na próxima segunda-feira (12/04), o estudo dará início a aplicação da 2ª dose da vacina. Os participantes serão notificados sobre a data de comparecimento por mensagem de WhatsApp e e-mail e, também, podem acessar o cronograma no site do IPCCB por meio do link https://bit.ly/2PFsG5v.

Com informações da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom). Foto: Divulgação / Secom

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: