Amazonas

AM: municípios com baixa vacinação apresentam aumento de casos de Covid-19

Municípios do interior do Amazonas com baixa adesão à campanha de vacinação contra a Covid-19 estão enfrentando aumento de 43% no número de casos da doença nas últimas semanas. É o que destaca o boletim da Situação Epidemiológica da Covid-19 no Amazonas, edição número 31 do ano 2, divulgado nesta terça-feira (21/12/21).

Nos últimos 14 dias, houve aumento na média diária de casos da infecção no Amazonas, aumentando de 34 para 35 casos por dia em Manaus e de 87 para 125 diários no interior do Estado. A capital do Amazonas é responsável por 53% dos casos registrados em todo o Estado em 2021. Alguns municípios do interior apresentaram aumento no número de casos, destacando-se Jutaí (2.244 casos), Autazes (440) e Manicoré (433). Estas cidades apresentam uma baixa adesão à vacinação contra a Covid-19, principalmente, nas comunidades rurais.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, salienta a importância da vacina no enfrentamento da pandemia “Atualmente, a imunização é a ferramenta mais eficiente no controle dos casos graves no Estado, a recusa ao imunizante é uma preocupação, pois permite a circulação do vírus entre os suscetíveis”, alerta a diretora da FVS-RCP.

De acordo com o diretor técnico da FVS-RCP, Daniel Barros, chama atenção para medidas de proteção individual e coletiva, tendo em vista a sazonalidade dos vírus respiratórios neste período de intensas chuvas na região. “Neste momento, além do novo coronavírus, estão circulando vírus que podem levar a complicações clínicas e internações hospitalares. Por isso, é tão importante que cada um faça a sua parte no combate da pandemia”, reforçou.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: