Amazonas

Águas de Manaus confirma reajuste de 24,52% nas tarifas de água e esgoto

A Águas de Manaus confirmou nesta quinta-feira (26/08/21) o reajuste nas tarifas de água e esgoto de 24,52% a partir do último dia 22 de agosto. Segundo a empresa, o cálculo foi realizado com base no Índice Geral de Preços– Mercado, da Fundação Getúlio Vargas (IGP-M/FGV), conforme definido pelo Município na época do edital e estabelecido no contrato de concessão.

A Prefeitura de Manaus solicitou à Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), a realização de estudo de viabilidade para a declaração de caducidade do contrato de concessão do serviço de abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário na cidade de Manaus, atualmente prestado pela empresa Águas de Manaus, pertencente ao grupo Aegea Saneamento.

A decisão se deu diante da vigência da lei 14.026, que trata do novo marco do Saneamento Básico do Brasil, sobretudo no aspecto referente aos índices determinados para o esgotamento sanitário nas capitais, o qual o governo federal determina que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto até 2033.

Atualmente, o serviço de coleta, tratamento e destinação final do esgoto de Manaus é de apenas 22%, estando disponível para pouco mais de 60 localidades, incluindo conjuntos residenciais e comunidade da capital. Das 187 áreas oficiais entre bairros e comunidades constantes no cadastro imobiliário da Prefeitura de Manaus, somente 15 bairros são atendidos pelos serviços de esgotamento sanitário da concessionária Águas de Manaus.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: