A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas confirmou, nesta quinta-feira (06/01/22), os dois primeiros registros de coinfecção por Covid-19 e Influenza A (H3N2). As pacientes foram orientadas a cumprir isolamento durante 14 dias. Vale lembrar que o termo “flurona” não deve ser utilizado.
O primeiro caso é de uma mulher, de 25 anos, residente em Manacapuru. O segundo caso é de outra mulher, de 24 anos, residente em Manaus. As duas apresentaram sintomas leves e estão com o esquema vacinal completo, com as duas doses de vacina contra a Covid-19. Ambas são procedentes de São Paulo e recebem acompanhamento.
O titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Anoar Samad, destaca que os casos de coinfecção já foram confirmados em outros Estados do Brasil. “É importante ressaltar que essa coinfecção não se trata de um novo vírus, mutação ou uma junção dos dois patógenos. É apenas o fenômeno de uma pessoa ser infectada por dois vírus simultaneamente”, afirma.
“Mesmo com as duas infecções, as mulheres apresentaram sintomas leves das doenças, por isso alertamos para a importância de esquema vacinal completo”, afirma a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.