Amazônia Covid-19

Amazonas observa súbito aumento de internações por Covid-19

O Amazonas está experimentando um súbito aumento no número de casos e de pacientes internados com Covid-19. Os dados são dos Boletins Diários da Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) entre os dias 01 e 15 de fevereiro. No início do mês eram 12 pacientes internados, contra 71 no boletim de ontem (aumento de 491%). O número de casos também subiu de 16 para 211 (aumento de 1218%).

Em menos de 15 dias saltamos de 13 para cerca de 100 pacientes internados com Covid-19 no estado. Não se via este número de internados desde o último dia 7 de agosto de 2022, ou seja, há mais de 6 meses. “A situação é preocupante, pois mais da metade da população do Estado encontra-se com esquema vacinal em atraso para a primeira dose de reforço, por exemplo”, alerta do epidemiologista Jesem Orellana, da Fiocruz Amazônia.

Jesem chama atenção ainda para o pico do período chuvoso, além da volta às aulas em todo o Estado, o que deve gerar aumento e subnotificação dos casos, além, é claro, do Carnaval. “Com toda a aglomeração que naturalmente a festa provoca, devem contribuir à elevação ainda maior de casos positivos. A pandemia de Covid-19 ainda não acabou e estamos mergulhados em um dos poucos lugares do país em que se observa nova alta de casos”, lamenta.

Enquanto isso, a vacinação contra a doença em todo estado apresenta problemas. Até esta quarta-feira (15/02/2023) apenas 672.870 segundas doses de reforço haviam sido aplicadas, o que representa apenas 15% da população. Vale lembrar que foi apenas nesta quarta o início da campanha de vacinação bivalente contra a Covid-19 no Amazonas com apenas 97,2 mil doses disponíveis para Manaus e outros 15 municípios.

1 comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: