Engrenagens Territórios

Amazonas Energia descarta racionamento, mas consumo dispara

Mesmo com a forte onda de calor e estiagem recorde, a concessionária Amazonas Energia descartou racionamento de energia elétrica no estado. A declaração foi feita pelo Diretor Técnico do Interior e Diretor de Relações Institucionais, Radyr Gomes de Oliveira, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (10/10/2023).

“Quero tranquilizar os amazonense que não vai ter problema de distribuição de energia, seja por falta de diesel ou por desabastecimento das outras regiões”, garantiu Radyr. Segundo ele, as regiões mais distantes, como nas fronteiras, também estão garantidas. “Até janeiro, todas essas áreas de Fronteiras também estão abastecidas”, afirmou.

O diretor técnico também garantiu que não haverá reajuste na tarifa por parte da empresa, mas alertou que o alto consumo da população certamente fará a conta vir mais cara. Isso aliás, causou um fato que chamou atenção em Manaus.

Segundo o diretor da concessionária, às 21h47 desta segunda-feira (09/10/2023), foi batido recorde de consumo de energia elétrica na Região Metropolitana de Manaus já registrado: 1.742 MegaWatts. O pico aconteceu por conta do número elevado de pessoas utilizando equipamento de ar-condicionado, ventiladores e equipamentos de refrigeração no período de alto calor, quando eles consomem muito mais.

Questionado sobre o impacto da estiagem sobre as usinas hidrelétricas da região, Radyr explicou que boa parte da energia que abastece o Amazonas vem de outras regiões. “Nós estamos no sistema interligado nacional. Em outros estados está chovendo, onde estão os reservatórios. Então não há nenhum risco de abastecimento”, assegurou.

Outra alternativa, segundo ele, é a utilização de gás natural como combustível. “A gente tem algumas unidades geradoras que são através do gás, então existe um equilíbrio, então não há nenhum risco de abastecimento por conta disso”, afirmou.


Descubra mais sobre Vocativo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.