Amazônia

Alberto Neto é deputado do Amazonas campeão de ataques ao meio ambiente

A cada 3 deputados federais, 2 atuam contra o meio ambiente, os indígenas e os trabalhadores rurais, segundo o Ruralômetro, ferramenta de monitoramento da Câmara dos Deputados desenvolvida pela Repórter Brasil. No Amazonas, o campeão dessa estatística foi o bolsonarista Capitão Alberto Neto (PL-AM).

Deputados federais de Amazonas e Roraima tiveram as piores atuações para o meio ambiente e os povos tradicionais na região Norte do país entre 2019 e 2022. Os dois estados têm 88% dos parlamentares mal-avaliados no Ruralômetro 2022. Os cinco deputados do Norte com a pior avaliação são: Lucio Mosquini (MDB-RO); Delegado Éder Mauro (PL-PA); Nicoletti (União-RR); Capitão Alberto Neto; e Hiran Gonçalves (PP-RR).

Além de liderarem as piores avaliações da região, Mosquini, Mauro e Nicoletti também estão entre os 5 deputados pior avaliados de todo o país. Os três apresentaram 11 projetos de lei considerados desfavoráveis, segundo avaliações de organizações especializadas em temas sociais, ambientais e trabalhistas.

Segundo a plataforma, mais de 75% dos deputados das regiões Sul, Norte e Centro-Oeste trabalham para prejudicar o meio ambiente e os povos do campo na atual legislatura. No Sudeste, este índice é de 71%, enquanto no Nordeste a taxa é de 62%.

Ao visualizar a plataforma pelo computador, é possível comparar os deputados entre si e também verificar o desempenho de cada partido (quanto mais à direita, pior o desempenho de um partido). Já na versão mobile, a plataforma mostra o ranking dos deputados, do pior para o melhor do ponto de vista socioambiental.

Metodologia

Para classificar o desempenho de cada político, o Ruralômetro convidou 22 organizações socioambientais, que avaliaram 28 votações nominais e 485 projetos de lei sobre temas como: acesso a benefícios sociais, legislação trabalhista, fiscalização ambiental, economia sustentável, proteção a indígenas e quilombolas, dentre outros. Os deputados foram classificados em uma escala de 36° C a 42 °C, equivalente à temperatura corporal. Os mal-avaliados estão com temperatura a partir de 37,4° C (sinal de “febre ruralista”).

Com informações da Repórter Brasil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: