Engrenagens

“Tem mulher que merece apanhar”, diz vereadora de Borba, no Amazonas

Em Borba, no interior do Amazonas, a vereadora Elizabeth Maciel (Republicanos) afirmou que mulheres “merecem apanhar”. Menos de 24 horas antes, a justiça militar absolveu cinco policiais acusados do feminicídio da também ex-policial militar Deusiane Pinheiro

A vereadora de Borba (AM), Elizabeth Maciel (Republicanos), conhecida como Betinha, declarou em sessão da Câmara Municipal nesta segunda-feira (29/09/2025), que “tem mulher que merece apanhar” e que “é a favor da violência contra a mulher”. O discurso repercutiu amplamente em redes sociais. Por volta das 10h, a parlamentar publicou um pedido de desculpas em seu perfil no Instagram.

Nas Entrelinhas do Vocativo
Receba análises exclusivas, bastidores e os próximos passos da cobertura jornalística independente direto no seu e-mail.
👉 Assine gratuitamente

Menos de 24 horas antes, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio do Conselho Permanente de Justiça Militar, absolveu cinco policiais acusados pelo feminicídio de Deusiane Pinheiro, ocorrido em 2015. Entre os absolvidos estão Elson Santos de Brito, que teve decisão favorável por três votos a dois, e os réus Cosme Moura Sousa, Jairo Oliveira Gomes, Júlio Henrique da Silva Gama e Narcizio Guimarães Neto, absolvidos por unanimidade. O caso foi julgado no auditório da Vara da Auditoria Militar Criminal de Manaus. Segundo a defesa, os laudos periciais não eram conclusivos e não havia provas cabais de materialidade.

O crime de Deusiane Pinheiro, configurado como homicídio qualificado, ocorreu há mais de uma década, mas a decisão do TJAM de absolver os acusados evidencia a impunidade em casos de violência contra mulheres no estado. O episódio reforça um contexto preocupante, no qual declarações públicas de estímulo à agressão de mulheres convivem com decisões judiciais que deixam impunes autores de feminicídios.

O Amazonas enfrenta altos índices de violência contra a mulher. Segundo matérias anteriores do Vocativo, o estado é o segundo do país em homicídios de mulheres por 100 mil habitantes e registra aumento significativo nos casos de feminicídio nos últimos anos. Entre 2023 e 2024, os números de homicídios e tentativas de homicídios contra mulheres cresceram, mostrando que a violência de gênero continua sendo uma questão crítica na região.

Nas Entrelinhas do Vocativo
Receba análises exclusivas, bastidores e os próximos passos da cobertura jornalística independente direto no seu e-mail.
👉 Assine gratuitamente


Descubra mais sobre Vocativo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.