Engrenagens

Área onde morreu líder comunitária foi classificada como de alto risco em 2019

A líder comunitária Sammya Maciel morreu após um deslizamento na comunidade Fazendinha, zona Norte de Manaus. A área foi classificada como de alto risco em 2019 pelo SGB. Esse é o segundo deslizamento com mortes em Manaus este ano

Um deslizamento de terra ocorrido na tarde desta nesta quarta-feira (19/03/2025) na comunidade Fazendinha, zona Norte de Manaus matou a líder comunitária Sammya Costa Maciel, de 45 anos. O incidente aconteceu em uma área classificada como alto risco segundo o Mapeamento de Áreas de Risco Geológico da Zona Urbana de Manaus, realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) em 2019.

Somente entre 14h e 16h, Manaus registrou 58,60 mm de precipitação, um volume significativo de chuva em curto período, o que contribuiu para alagamentos e deslizamentos em diversas áreas da cidade. Nos últimos quatro anos, a Prefeitura de Manaus identificou 600 pontos de erosão na cidade, sendo quase 90 classificados como de alto risco.

O Serviço Móvel de Urgência (Samu 192), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi acionado às 17h20 para prestar socorro a vítimas do deslizamento. Foram socorridos uma gestante de 32 anos com 29 semanas de gravidez, um homem de 41 anos e o filho dele e um jovem de 18 anos. Três das vítimas foram encaminhadas ao Hospital e Pronto Socorro João Lúcio, na zona Leste. Todos já receberam alta.

Segundo incidente com mortes em 2025

No dia 19 de janeiro deste ano, duas pessoas de uma mesma família morreram soterradas após um deslizamento de terra atingir duas casas no bairro Redenção, na Zona Centro-Oeste de Manaus. O desastre ocorreu após a intensa chuva que atingiu a capital desde a noite do dia anterior


Descubra mais sobre Vocativo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.