Eleições 2024 Engrenagens

Retrospectiva/Eleições – Capitão Carpê: Acusação de “rachadinha” e contratação de personal trainer

Continuando a série que relembra a atuação da atual Legislatura da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Vocativo relembra a atuação de um vereador da oposição ao prefeito David Almeida (Avante): o bolsonarista Capitão Carpê Andrade, vereador de Manaus pelo partido Republicanos. Eleito em 2020 com um discurso focado na segurança pública e na defesa dos valores conservadores, seu mandato tem sido marcado por controvérsias.

Personal trainer

Em 2021, o vereador foi acusado da prática de “cabide de emprego” ao empregar Ricardo Leôncio Bezerra da Silva, apontado como personal trainer do parlamentar. Segundo o Diário Oficial da CMM, Leôncio foi nomeado ao cargo de APC-5, com a gratificação de 200,00%. A nomeação ocorreu no dia 25 de janeiro daquele ano, logo após a eleição municipal.

Rachadinha

Em maio, o Portal Alex Braga, afirmou ter tido acesso com exclusividade a um dossiê onde mostra uma possível rachadinha feita pelo vereador Cap. Carpê (PL) e seus servidores para custear sua campanha em 2022. No suposto documento, cada servidor teria feito um fez uma doação de 50% dos seus salários para a campanha de 2022, onde Carpê foi candidato a deputado estadual. No site do Tribunal Superior Eleitoral (divulgação de candidaturas e contas eleitorais), de fato, mais da metade dos doares da campanha eram funcionários do gabinete do vereador e coincidentemente todos as doações foram feitas no dia 20/08/2022.


Descubra mais sobre Vocativo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.