Continuando a série que relembra a atuação de vereadores da atual Legislatura da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Vocativo relembra o polêmico Projeto de Lei (PL) nº 582/2021 que previa a diminuição da Área de Proteção Ambiental (APA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) para a construção de um posto de gasolina no local. O autor da proposta, vereador Diego Afonso (União Brasil), é dono de um posto de gasolina na cidade.
Lançado em junho de 2023, o projeto só não foi adiante por ter sido vetado pelo prefeito David Almeida (Avante) após muita pressão popular. A empresa que construiria o empreendimento seria a IBK Comercio e Servicos LTDA. O projeto foi apresentado pelo vereador Diego Afonso (União Brasil) ainda em 2021. Detalhe: o vereador é sócio-proprietário de justamente de outro posto de gasolina, a DRA Derivados de Petróleo. O Vocativo não encontrou qualquer relação de sociedade entre as duas empresas.
A proposta recebeu voto contrário de apenas quatro vereadores: Carpê Andrade (Republicanos), Kennedy Marques (PMN), Rodrigo Guedes (Podemos) e William Alemão (Cidadania). Pela Lei Orgânica do Município, a liberação da área cabe à decisão do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que pode ou não sancionar ou a lei.
Medalha para o próprio pai
Além do polêmico projeto lançado em 2023, Diego criou o Projeto de Decreto Legislativo nº 20/2024, no qual concede Medalha de Ouro Cidade de Manaus ao deputado estadual Adjuto Afonso (PDT), seu próprio pai. O motivo alegado, segundo ele, seria o “reconhecimento pelos
relevantes serviços prestados e contribuição significativa à sociedade manauara”.
Descubra mais sobre Vocativo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

