Engrenagens

AM: Operação resgata garimpeiros em situação análoga à escravidão

Operação Mineração Obscura resgatou de mais de 70 garimpeiros que trabalhavam em condições análogas à escravidão em um garimpo ilegal na cidade de Maués, no sul do Amazonas. Investigações apontam que o garimpo era um dos mais lucrativos da América Latina

Uma ação conjunta da Polícia Federal (PF), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) resultou no resgate de mais de 70 garimpeiros que trabalhavam em condições análogas à escravidão em um garimpo ilegal na cidade de Maués, no sul do Amazonas.

Batizada de Operação Mineração Obscura, a ação foi iniciada na última sexta-feira (26/04/2024) e investigava denúncias de exploração ilegal de ouro na região. As equipes identificaram um garimpo operado na modalidade de poço, onde os trabalhadores operavam em condições precárias e sem qualquer equipamento de proteção individual.

O balanço final da operação só será divulgado no dia 03 de maio, mas já foi constatado que além da exploração perigosa, os trabalhadores também eram submetidos à “servidão por dívida”, sendo obrigados a trabalhar longas horas para quitar dívidas impagáveis. As investigações apontam que o garimpo era um dos mais lucrativos da América Latina, com produção diária superior a 6kg de ouro.

A operação, que segue até a próxima sexta-feira (03/05/2024), tem como objetivo combater a atividade garimpeira ilegal, proteger os direitos dos trabalhadores e preservar o meio ambiente. Os responsáveis pelo garimpo serão responsabilizados perante a lei, e medidas serão tomadas para garantir o resgate e a assistência adequada aos trabalhadores resgatados.


Descubra mais sobre Vocativo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.