Engrenagens

MPAM investiga possível lavagem de dinheiro no 28 de Agosto

A nova fase é um desdobramento da investigação criminal iniciada em junho de 2023 que teve como ponto de partida denúncias de corrupção no futebol amazonense. O objetivo é apurar possível lavagem de dinheiro no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto

Na manhã de terça-feira (26/03/2024), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/AM), iniciou a segunda fase visível da Operação “Jogada Ensaiada”.

A nova fase é um desdobramento da investigação criminal iniciada em junho de 2023 que teve como ponto de partida denúncias de corrupção no futebol amazonense. O objetivo é apurar a associação entre agentes públicos e privados para a prática dos crimes de contratação direta ilegal, relacionados à prestação de serviços sem contrato formal, no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto.

A partir das investigações, foram obtidos elementos que revelaram a possível associação criminosa entre agentes públicos e atores privados para a prática dos crimes de contratação direta ilegal e de lavagem de dinheiro. A ação inclui a execução de 10 mandados de busca e apreensão em residências, pessoas e veículos. Além disso, a Justiça ordenou o sequestro e a indisponibilidade de bens dos envolvidos, até o valor de R$ 1.800.000,00.

Segundo o Gaeco, há evidências da colaboração entre esses agentes, no exercício de suas funções públicas e atividades privadas, o que confirmaria indícios de favorecimento em processos de contratação de prestadores de serviços no hospital. A partir da análise dos materiais apreendidos nesta segunda fase da Operação “Jogada Ensaiada”, o GAECO/AM pretende determinar a conduta de cada envolvido e encaminhar o caso ao Poder Judiciário.


Descubra mais sobre Vocativo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.