Especiais

Parceria entre Infoamazônia e Vocativo vence prêmio nacional

A reportagem Medicamentos dos Yanomamis eram vendidos por garimpeiros, da parceria entre a rede Infoamazônia e o Vocativo venceu a categoria Comunicação Local do 4º Prêmio Não Aceito Corrupção

A reportagem Medicamentos dos Yanomamis eram vendidos por garimpeiros, da parceria entre a rede Infoamazônia e o Vocativo venceu a categoria Comunicação Local do 4º Prêmio Não Aceito Corrupção, promovido pelo Instituto Não Aceito Corrupção (INAC). A cerimônia de entrega aconteceu na noite desta segunda-feira (25/03/2024), na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

A investigação dos jornalistas Fábio Bispo e Fred Santana descobriu que enquanto indígenas da etnia Yanomami sofriam com a falta de medicamentos fornecidos pelo SUS para tratamento de malária e verminoses, esses remédios eram vendidos ilegalmente nas redes sociais para garimpeiros instalados dentro da própria Terra Indígena Yanomami. A reportagem ajudou o Ministério da Saúde e a Fiocruz nas investigações do crime.

Neste quarto ano consecutivo, o Prêmio ampliou o número de categorias. Serão seis no total: Academia; Tecnologia e Inovação; Governança Corporativa; Experiência Profissional; Jornalismo Investigativo e Comunicação Local. “O Brasil precisa de uma guinada na luta anticorrupção, pois nossas ferramentas anticorrupção foram desmanteladas pelo próprio Congresso Nacional e governos”, destaca Roberto Livianu, procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo e presidente do INAC – Instituto Não  Aceito Corrupção.


Descubra mais sobre Vocativo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

2 comentários

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.