Engrenagens

TRE-AM mantém mandato do deputado Silas Câmara

Com o resultado, foi mantido também o mandato do também deputado federal Adail Filho, do mesmo partido

Por 4 votos a 2, o deputado federal Silas Câmara (Republicanos) manteve seu mandato, anulando a cassação determinada em janeiro deste ano pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Com o resultado, foi mantido também o mandato do também deputado federal Adail Filho, do mesmo partido.

Anteriormente no processo, o Ministério Público Eleitoral (MPF-AM) apontou uma série de irregularidades no uso de aeronaves fretadas por parte do parlamentar nas eleições daquele ano, quando ele teria fretado aeronaves por quase R$ 400 mil.

A manobra também teria usado recursos do Fundo Partidário, o que foi visto pelos órgãos de fiscalização como vantagem indevida a favor de Câmara, que acabou reeleito. Ele teria dado carona ao seu irmão, Dan Câmara, que se elegeu deputado estadual.

A defesa do deputado entrou então com os chamados embargos de declaração, onde apresentaram sua prestação de contas aprovada e informou que as aeronaves fretadas estavam a serviço de candidatos da mesma coligação.

No julgamento que começou na terça-feira (19/03/2024) e foi concluído nesta sexta-feira (22/03/2024). A maioria dos juízes da corte aceitou os chamados declaração da defesa de Silas. Votaram a favor de Silas os juízes Fabrício Marques, Victor Liuzzi Gomes, Pedro Araújo Ribeiro e Carla Reis, enquanto os juízes Marcelo Pires e Marcelo Viera votaram contra.


Descubra mais sobre Vocativo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

1 comentário

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.