Amazonas

Manaus é a cidade com mais desastres naturais em 2023

A cidade de Manaus foi a que mais registrou desastres naturais em todo o Brasil em 2023. Foi o que apontou um levantamento realizado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e divulgado nesta terça-feira (23/01/2024). A capital do Amazonas registrou 23 desastres naturais no último ano, superando cidades como São Paulo, Petrópolis, Brusque e Barra Mansa, que completal a lista de cinco primeiras.

Um dos casos mais graves do país aconteceu justamente em Manaus, em 13 de março de 2023. Na ocasião, fortes chuvas causaram uma tragédia na na rua Pinto D’Água, bairro Jorge Teixeira, zona Leste, onde 11 casas foram destruídas por um deslizamento de terra. Oito pessoas morreram. Doze dias depois, no dia 25 de março, uma forte chuva deixou a Comunidade da Sharp completamente alagada. A água da chuva inundou as ruas, invadiu as casas e até destruiu algumas residências.

Segundo o Cemaden, entre janeiro e dezembro de 2023 foram contabilizados 1.161 eventos de desastres naturais no Brasil. Desses, 716 (61,7%) foram eventos hidrológicos, como transbordamento de rios. Outros 445 (38,3%) foram desastres naturais de natureza geológica, como deslizamentos de terra. Em média, o país registrou pelo menos três desastres naturais por dia. O ano de 2023 foi notório por marcar a primeira vez que o Brasil contabilizou mais de 1 mil ocorrências de desastres naturais.


Descubra mais sobre

Assine para receber os posts mais recentes enviados para o seu e-mail.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo