Amazônia Amazonas

Focos ativos de queimadas sobrem 20% no Amazonas em um mês

No momento em que Manaus amanheceu mais uma vez coberta pela fumaça, o Amazonas registra aumento de 20% no número de focos ativos de queimadas em relação a agosto. Segundo o Monitor de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), no mês passado foram detectados 5.474 focos contra 6.597 em setembro.

Ao todo, são 14.408 focos ativos em todo o estado até o momento. Ainda segundo os dados do Monitor, as cidades de Apuí, Lábrea, Novo Aripuanã e Manicoré são as cidades com maior número de focos. Segundo o Corpo de Bombeiros do Amazonas a fumaça que encobriu a cidade nesta quinta-feira (28/09/2023) vêm de queimadas registradas, nos últimos cinco dias, sobretudo, nos municípios da região metropolitana de Manaus, como Iranduba, Autazes e, mais recentemente, Rio Preto da Eva e Itacoatiara.

Conforme o site noticiou no início de setembro, a combinação entre queimadas na floresta Amazônica e o clima mais seco provocado pelo fenômeno El Niño deixaram Manaus coberta de fumaça. O problema ainda deve se prolongar até o mês de novembro.


Descubra mais sobre

Assine para receber os posts mais recentes enviados para o seu e-mail.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo