Notícias

Luto no futebol: Morre o Rei Pelé aos 82 anos

Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, o maior jogador da história, morreu nesta quinta-feira (29/12/2022) aos 82 anos. O Atleta do Século estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde 29 de novembro, para o tratamento de um câncer no cólon.

Pelé passou por uma cirurgia no local em setembro de 2021 e desde então vinha sendo submetido a repetidas sessões de quimioterapia. No início de 2022, foram detectadas metástases no intestino, no pulmão e no fígado.

História

Nascido em Três Corações no dia 23 de outubro de 1940, ele foi o maior artilheiro da história da Seleção até hoje, com 95 gols marcados, vencendo três dos nossos cinco títulos de Copa do Mundo (1958, 1962 e 1970), quando revolucionou o futebol com sua genialidade e domínio completo de todos os fundamentos.

Revelado pelo Santos em 1957, Pelé assumiu o trono do futebol logo em sua primeira Copa do Mundo em 1958 aos 17 anos de idade. Com seis gols marcados, o Rei foi fundamental na conquista do Mundial disputado na Suécia e deu início a um reinado jamais visto no futebol.

Único atleta a ganhar três Copas do Mundo, o Rei voltou a levantar as taças em 1962, no Chile, e 1970, no México. Pelo Santos, o camisa 10 também fez história e levou o alvinegro praiano a se tornar um dos principais clubes do futebol mundial. Foi pelo Peixe que ele parou a guerra na Nigéria em 1969 em uma das inúmeras viagens do Peixe pelo mundo.

Em 1971, Pelé se despediu da Seleção Brasileira, mas jamais deixou de ser a figura do futebol brasileiro e mundial. Até hoje, ele é dono do recorde de gols ao marcar 1281 tentos na carreira.


Descubra mais sobre Vocativo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.