Territórios

BR-319: após 41 dias, escola no Amazonas retoma aulas presenciais

Após 41 dias do desabamento de uma ponte na BR-319, alunos de uma escola no interior do Amazonas conseguem retomar aulas presenciais com o uso de balsas

A Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, localizada no município de Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus) recebe de volta os estudantes às salas de aula, nesta terça (08/11/2022), após período de 41 dias em atividades remotas. A paralisação parcial aconteceu pela queda das pontes na BR-319, entre os rios Curuçá e Autaz Mirim, no dia 28 de setembro. 

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas precisou suspender as aulas presenciais na escola e aguardava a liberação para tráfego, pois muitos alunos moram na zona rural de Careiro da Várzea e precisam de transporte escolar para o translado. Vale lembrar que muitos dos alunos que moram na região precisam das aulas presenciais para fazer refeições da merenda escolar.

Como a ponte ainda não foi consertada, o transporte dos alunos começou a ser feito por via fluvial. “A trafegabilidade foi restaurada com a ida da balsa na travessia do rio Curuçá e o trabalho de aterro no rio Autaz Mirim”, explicou Neila Maria, coordenadora interina regional de educação do município.

No último dia 28 de setembro, uma ponte desabou sobre o Rio Curuçá, no Km 25 da BR-319, em Careiro, no estado do Amazonas, provocando a morte de três pessoas e deixando outras 14 feridas. Segundo o Corpo de Bombeiros, os veículos afundaram no rio depois que a ponte despencou. No dia 09 de outubro, outra ponte, agora no trecho sobre o Rio Autaz Mirim, no km 25 da estrada, também caiu, mas agora sem vítimas. Ainda não há previsão de reparos no local.


Descubra mais sobre Vocativo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.