Uma pesquisa feita pelo Gleeden, aplicativo de encontros extraconjugais desenhado por e para mulheres constatou que 45% de 9.753 participantes heterossexuais dizem que já pensaram em ter um relacionamento homossexual, mas apenas 18% deles colocaram em prática – até agora.
Por outro lado, 20% dos participantes heterossexuais afirmam ter feito sexo com uma pessoa do mesmo sexo. Apesar disso, apenas cerca de 10% das pessoas inscritas no Gleeden se declaram bissexuais, e apenas 1% se declara homossexual.
“Há vários motivos que explicam a tendência ascendente da bissexualidade”, diz Laia Cadens, psicóloga clínica especializada em sexologia e conselheira do Gleeden. “Um deles se deve à identificação da própria sexualidade e, o outro, por curiosidade e necessidade de experiências de sexos mais diversos”, afirma a terapeuta.
É aí que os aspectos socioculturais têm muito a ver: 70% dos pesquisados afirmam que, se não houvesse condições morais, culturais ou religiosas, todas as pessoas poderiam ser bissexuais. De fato, 96% das pessoas que participaram do estudo concordam com a bissexualidade e não a condenam.
“Embora seja verdade que esse aumento exponencial da orientação bissexual ocorra em maior proporção entre os jovens entre 14 e 25 anos, cada vez mais mulheres adultas estão expressando uma mudança em suas necessidades e ampliando seu alcance em direção à diversidade”, afirma Laia.
A insatisfação das mulheres com seus parceiros também explica essa tendêmncia. “As mulheres, muitas por insatisfação ou tédio, viram novas oportunidades se abrirem para elas satisfazerem suas necessidades sexuais”, explica a psicóloga. E podem fazê-lo discretamente, com contatos seguros através de plataformas ou também experimentando com outras mulheres para se abrirem a novas sensações e experiências.
Já entre os homens…
Essa tendência parece ser uma orientação escolhida mais pelas mulheres do que pelos homens. Nelas, por curiosidade e conexão emocional, e atração física por outras mulheres e, no caso masculino, como prévia ao teste homossexual, por dúvidas de orientação.
“É comum homens com dúvidas sobre a homossexualidade passarem por um estágio anterior de bissexualidade, muitos deles afirmam que a ideia de fazer sexo com homens está na cabeça deles e fantasiam com isso, mas do pensar à execução há uma processo. Isso poderia explicar por que a bissexualidade ocorre mais em mulheres do que em homens, não em proporção muito maior, mas um pouco mais significativa, sim”, pondera Cadens.
Descubra mais sobre Vocativo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

