Humanidades

Impasse suspende (e pode melar) a filiação de Bolsonaro ao PL

A filiação do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) ao PL (Partido Liberal) pode nem chegar a acontecer. Isso porque a sigla divulgou nota na manhã deste domingo (14/11/21) dizendo que a cerimônia de filiação, que seria no próximo dia 22, foi cancelada após “intensa troca de mensagens na madrugada”. E não há uma nova data prevista para acontecer.

“O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, comunicou aos liberais que a cerimônia de filiação do presidente Bolsonaro ao PL não será realizada no próximo dia 22, conforme anunciado na última semana”, diz o comunicado. O presidente Bolsonaro, por sua vez, está em missão junto com ministro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Costa Neto não deu mais detalhes do que teria acontecido.

O motivo do impasse seria uma suposta imposição de Bolsonaro em não aceitar apoiar em São Paulo alguém do PSDB, como o atual governador João Dória, seu inimigo declarado. O presidente também teria interesse em lançar o atual ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Avaliação do Vocativo

Há outro fator que pode ter motivado esse adiamento. Segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada na última quarta-feira (10/11/21), o governo Bolsonaro atravessa seu pior momento. Em um mês, a reprovação ao governo subiu de 53% para 56%, enquanto a aprovação oscilou de 20% para 19%. Ao todo, 69% dos entrevistados acham que Bolsonaro não merece ser reeleito. Em contrapartida, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva aparece liderando em todos os cenários para 2022.

Não bastasse isso, a sinalização de uma aliança entre Lula e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que deverá se filiar ao PSD, é outro indicador importante. Em caso de uma cada vez mais plusível derrota de Bolsonaro na campanha, que prometerá ser tensa e cheia de ataques entre os candidatos, o PL pode compartilhar o isolamento e a desaprovação do presidente, prejudicando o crescimento da bancada nas eleições e a própria composição com o próximo governo em 2023. Com tudo isso, talvez seja mais do que prudente, do ponto de vista político, aguardar.


Descubra mais sobre Vocativo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.