A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) vota nas próximas semanas os Projetos de Lei (PL) que concedem o Título de Cidadão do Amazonas ao senador Marcos Rogério (DEM-RO), ao empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, e ao ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Wagner Rosário. Os Projetos são de autoria do deputado estadual Fausto Jr. (MDB). O deputado ganhou destaque ao ser ouvido na CPI da Pandemia no Senado, em junho deste ano.
De acordo com o parlamentar, os títulos servem “como reconhecimento ao trabalho dos três homenageados em defesa do povo do Amazonas durante a pandemia do coronavírus”. O primeiro homenageado com o Título de Cidadão do Amazonas é o senador Marcos Rogério. Ele é membro da CPI da Covid no Senado, onde se destacou pela defesa das ações presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido).
Fausto argumenta também que Luciano Hang mobilizou mais de R$ 1,2 milhão para ajudar o Estado durante a crise do oxigênio, ocorrida em fevereiro e março deste ano. Segundo o deputado, Luciano Hang comprou 200 cilindros de oxigênio que foram trazidos para o Amazonas em aviões fretados pelo empresário.
O empresário, no entanto, é acusado de financiar a divulgação de notícias falsas, de ter sido integrante do “gabinete paralelo” (grupo que teria aconselhado o presidente Jair Bolsonaro no enfrentamento à pandemia e que defendia o uso de medicamentos sem eficácia comprovada contra a covid-19) e de ter financiado atos antidemocráticos durante as comemorações de 7 de setembro e de ter participado de tratativas para a compra da vacina chinesa CanSino (sobre a qual há suspeita de irregularidades).
O outro homenageado é o ministro da CGU, Wagner de Campos Rosário. Ele é um dos responsáveis pela investigação Federal sobre desvios na Saúde Pública do Amazonas durante a pandemia. Wagner Rosário, na função de ministro-chefe da CGU, encabeçou as investigações feitas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal. As provas coletadas por Rosário apontam possível esquema de desvio de recursos públicos na antiga Susam.
Descubra mais sobre Vocativo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

