A Águas de Manaus confirmou nesta quinta-feira (26/08/21) o reajuste nas tarifas de água e esgoto de 24,52% a partir do último dia 22 de agosto. Segundo a empresa, o cálculo foi realizado com base no Índice Geral de Preços– Mercado, da Fundação Getúlio Vargas (IGP-M/FGV), conforme definido pelo Município na época do edital e estabelecido no contrato de concessão.
A Prefeitura de Manaus solicitou à Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), a realização de estudo de viabilidade para a declaração de caducidade do contrato de concessão do serviço de abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário na cidade de Manaus, atualmente prestado pela empresa Águas de Manaus, pertencente ao grupo Aegea Saneamento.
A decisão se deu diante da vigência da lei 14.026, que trata do novo marco do Saneamento Básico do Brasil, sobretudo no aspecto referente aos índices determinados para o esgotamento sanitário nas capitais, o qual o governo federal determina que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto até 2033.
Atualmente, o serviço de coleta, tratamento e destinação final do esgoto de Manaus é de apenas 22%, estando disponível para pouco mais de 60 localidades, incluindo conjuntos residenciais e comunidade da capital. Das 187 áreas oficiais entre bairros e comunidades constantes no cadastro imobiliário da Prefeitura de Manaus, somente 15 bairros são atendidos pelos serviços de esgotamento sanitário da concessionária Águas de Manaus.
Descubra mais sobre Vocativo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

