As gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias de pós-parto) que ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e as que já estão no prazo para concluir o esquema vacinal poderão receber o imunobiológico nas maternidades das redes públicas municipal e estadual.
A medida da Prefeitura de Manaus, definida em nota com a Fundação de Vigilância em Saúde Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), é uma das estratégias para facilitar ainda mais o acesso desse grupo à proteção contra o novo coronavírus.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que operacionaliza a vacinação em Manaus, apenas 29% da população estimada de gestantes, que é de 28.454, foi vacinada até o momento. No grupo de puérperas, o percentual de mulheres vacinadas é de 41% das 4.676 nessa condição.
As gestantes e as puérperas apresentam maior risco para desenvolver formas graves da doença, assim como complicações obstétricas, como parto prematuro, óbito fetal, entre outros, e maior potencial de morbimortalidade, proporcionalmente à vulnerabilidade econômica e social.
Busca ativa
A Semsa também adotará outras medidas de intensificação da vacinação entre gestantes e puérperas nas unidades de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS). Entre elas está a realização de busca-ativa no território da Estratégia Saúde da Família (ESF) durante as visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde para avaliar o esquema vacinal contra a Covid-19 e orientar sobre a importância da vacina.
Além disso, os profissionais da rede municipal farão a oferta da vacina às mulheres grávidas ou após o parto, quando elas procurarem uma unidade de saúde por qualquer motivo, por exemplo, para consulta médica, para vacinar os filhos ou para agendar procedimentos.
Também serão realizadas ações de incentivo à vacinação em datas comemorativas do calendário da saúde, mediante a avaliação do esquema vacinal, com a oferta da vacina. Além disso, os profissionais de saúde de nível superior estão sendo orientados a, durante as consultas de pré-natal, esclarecer a gestante ou a puérpera sobre a necessidade de priorizar a vacinação contra a Covid-19, respeitando o intervalo de 14 dias entre a esta vacina e os demais imunobiológicos.
Descubra mais sobre Vocativo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

