A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) anunciou na sexta-feira (16/07/21) que irá encerrar o processo de requisição administrativa do Hospital de Combate à Covid-19 Nilton Lins. O plano da secretaria é encerrar as atividades da unidade até o dia 31 de julho e manter as internações no Hospital de Referência Delphina Aziz. O processo é alvo de diversas denúncias de irregularidades.
Segundo a secretaria, a decisão leva em consideração a baixa e persistente ocupação de leitos do hospital, o atual cenário epidemiológico e o fato de que a requisição administrativa tem caráter temporário, exclusivo para a Covid-19, não se justificando sua permanência no atual momento.
O Hospital Nilton Lins foi aberto em 26 de janeiro de 2021, por meio de requisição administrativa justificada pela alta demanda de internação durante o momento mais crítico da pandemia de Covid-19 no estado. Ele havia sido usado em 2020 pela prefeitura de Manaus.
Durante seu depoimento na CPI da Covid do Senado, no dia 29 de julho, o deputado Fausto Jr. (MDB), que foi o relator da CPI da Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) revelou irregularidades tanto no hospital de referência Delphina Aziz, quanto no Nilton Lins.
Na primeira onda da pandemia, de acordo com Fausto, o hospital Delphina Aziz tinha apenas 50% dos leitos ocupados, mesmo assim o Governo do Amazonas decidiu alugar o hospital de campanha Nilton Lins. “O hospital Delphina Aziz tem seis andares, porém apenas três eram usados. Mesmo com leitos sobrando, o Governo alugou o hospital Nilton Lins, o que motivou nossa investigação para combater a fraude”, revelou.
O fim da requisição também coincide com o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Amazonas, o que é um forte indicador de novos casos de Covid-19. A mudança também coincide com o momento em que a variante Delta do coronavírus está em transmissão comunitária em todas as regiões do país.
A SES-AM afirma, no entanto, que a rede estadual de saúde continuará toda em alerta para conversão de leitos exclusivos para a Covid-19 em uma eventual mudança de cenário epidemiológico.
Descubra mais sobre Vocativo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

