Territórios

Live de Garantido e Caprichoso com 470 pessoas não é segura, alertam especialistas

Patrocinado pelo Governo do Amazonas, live vai reunir 470 brincantes de Garantido e Caprichoso. Um dos resultados foi positivo. Especialistas ouvidas afirmam que intervalo de tempo entre testes e evento colocam segurança de participantes em risco

Mais de 470 brincantes dos bois Caprichoso e Garantido vão participar da live transmitida direto na arena do Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo, no próximo sábado (26/06/21). Embora tenha sido anunciada testagem de todos os participantes, a medida não é suficiente e o evento apresenta alto risco para todos os envolvidos, alertam especialistas ouvidas pelo Vocativo.

De acordo com o governo, o modelo de testagem utilizado foi do tipo antígeno, sendo 233 integrantes do Caprichoso e 240 do Garantido. Todos os 473 testes com participantes diretos dos bois tiveram resultado negativo para o novo coronavírus.

O problema da estratégia é justamente o intervalo de tempo entre hoje, momento em que eles foram aplicados e sábado. “Independente do teste, a gente tem janelas biologicas, ou seja, momentos específicos após o evento de exposiçao ou contato com uma pessoa infectada em que esses testes devem ser usados. Usar testes como um tipo de ‘passaporte’ para eventos é extremamente arriscado pelo risco de falsos-negativos”, alerta Mellanie Fontes-Dutra, biomédica, neurocientista e coordenadora da Rede Análise Covid.

Para realizarem eventos de grande porte, como a NBA nos EUA ou as finais da Liga dos Campeões em 2020, outros países mantiveram os participantes dos eventos em isolamento após os testes, o que não vai acontecer. “Se o teste foi feito hoje e a pessoa contraiu a doença ontem ou hoje, não vai pegar no teste, mas ela vai estar transmitindo no sábado”, explica Mel Markoski, bióloga, professora de biossegurança da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e também membro da Rede Análise Covid-19.

Outros sete testes foram realizados com a equipe de apoio, que inclui produção, som, iluminação e segurança. Destes, um apresentou resultado positivo e está em isolamento, sendo acompanhado por profissionais de saúde. As diretorias dos bois afirmam que mais pessoas ainda poderão participar do evento, com a possibilidade de substituir participantes com resultado positivo para Covid-19 por novas pessoas, que também serão testadas.

Em 2020, artistas do Boi Garantido testaram positivo uma semana após a ‘Live Garantido no Teatro Amazonas’, com apoio do governo do Estado. O evento ocorreu dia 28 de dezembro e reuniu vários artistas, entre cantores, dançarinos e integrantes da banda.

O levantador de toadas David Assayag, a cantora Márcia Siqueira, o diretor geral musical, Enéas Dias e o compositor Rubens Alves passaram semanas intubados. Outros dois membros, o compositor Rafael ‘Marupiara’ e a cantora Roci Mendonça acabaram morrendo.

Foto: Michael Dantas


Descubra mais sobre Vocativo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.