Notícias

Covid-19: manifestações ao ar livre também pedem cuidado

Manifestações contra o presidente Bolsonaro acontecem neste sábado (29/05). Espaço aberto e máscaras não garantem 100% de proteção

Ao contrário das últimas semanas, em que manifestações bolsonaristas aconteceram em várias cidades pelo país, neste sábado (29/05) será a vez da oposição ao presidente tomar as ruas. Convocadas pelos movimentos sociais que fazem parte das Frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, os protestos seguirão todos os protocolos de segurança contra o novo coronavírus, prometem seus organizadores. Mas, para os que decidirem ir, todo cuidado é pouco.

“Pelo que vi, os organizadores recomendam as medidas de proteção adequadamente, mas não acredito que as pessoas irão cumprir. Por exemplo: usar máscara PFF2. Não são todos que podem. Vários não irão utilizar nem usar máscaras comuns”, teme Mel Markoski, bióloga, professora de biossegurança da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e membro da Rede Análise Covid-19.

E mesmo utilizando boas máscaras e ao ar livre, algumas características de um protesto podem ser favoráveis à transmissão do vírus. “Não acredito em pessoas indo às ruas sem proferir palavras de ordem, ou mesmo não gritando ou usando megafone”, afirma. De acordo com a pesquisadora, não há garantia de que não seja possível a proximidade das pessoas em um evento dessa natureza. “Penso que, neste momento, país com escalada de casos, não é o momento”, opina.

Mesmo entre os organizadores do evento, há a consciência de que todo cuidado é pouco. “Não é uma festa. Sabemos dos riscos e estamos fazendo o impossível para mitigá-los. Luta política não é fácil. É planejamento, organização, conscientização e muita responsabilidade. Não estamos fazendo graça. Respeite o posicionamento de quem decidiu reagir, assim como respeitamos o direito sagrado de quem decidiu não ir”, pediu Júlia Rocha, médica, militante de movimentos sociais e uma das organizadoras dos protestos, em sua página pessoal no Facebook.

Em Manaus, a manifestação começará na Praça da Saudade às 16h.

Foto: PSOL


Descubra mais sobre Vocativo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.