Humanidades Territórios

Quem é Mayra Pinheiro e qual a sua participação na crise do oxigênio de Manaus

A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, é a próxima testemunha a ser ouvida pela CPI da Pademia. Seu depoimento está marcado para terça-feira (25/05), às 9h, horário de Brasília. Mayra ficou conhecida após visita a Manaus no dia 04 de janeiro deste ano, representando o então ministro titular da pasta, Eduardo Pazuello.

Na época, a capital a plena ascenção da segunda onda da Covid-19. Dez dias depois, a cidade enfrentaria o colapso no fornecimento de oxigênio para sua rede hospitalar, o que mataria 31 pessoas por asfixia mecânica. Mas, ao invés de tratar sobre vacinas ou reforço na rede de atendimento, a secretária aproveitou para lançar aplicativo piloto TrateCOV.

Lançado sob a justificativa de fazer um diagnóstico rápido da doença, o intuito na verdade, era outro. “Assim nós podemos, em um período de cinco minutos de utilização do aplicativo, ofertar imediatamente para milhões de brasileiros o tratamento precoce, evitando que essas pessoas evoluam para quadros mais graves”, afirmou Mayra Pinheiro, anunciando inclusive que o aplicativo já estava nas plataformas do Ministério da Saúde. O vídeo completo com a sua fala pode ser conferido abaixo:

Apesar disso, na noite desta sexta-feira (21), Mayra conseguiu junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) o direito de permanecer em silêncio se for questionada sobre fatos ocorridos entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, período que coincide com a crise de falta de oxigênio nas UTIs de Manaus.

Ao solicitar ao ministro Ricardo Lewandowski o habeas corpus preventivo, a defesa de Mayra destacou que ela — assim como o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde — responde a ação de improbidade administrativa apresentada pelo Ministério Público Federal no Amazonas. O processo apura as ações e omissões dos governos federal e estadual no colapso do sistema de saúde na capital daquele estado no período entre o final de 2020 e o início deste ano.

Foto: Diego Peres/Secom


Descubra mais sobre Vocativo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

2 comentários

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.