Esportes

Com nove equipes na disputa, Campeonato Amazonense 2021 começa neste sábado

Menos de uma semana depois do título de 2020 conquistado pelo Penarol, vencido na última segunda-feira (01/03), o Campeonato Amazonense 2021 inicia na próxima quinta-feira (4). O torneio terá nove participantes, já que o Fast Clube desistiu alegando problemas financeiros na última quarta-feira.

Neste sábado sábado (06/03), o Manaus encara o estreante JC na Arena da Amazônia Vivaldo Lima, às 15h30. No domingo (07/03), mais duas partidas encerram a primeira rodada: Nacional e São Raimundo duelam no estádio Ismael Benigno (Colina), no mesmo horário. Em Itacoatiara, o atual campeão entra em campo e inicia a defesa do título diante do Iranduba, no estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara, às 15h.

Após perder o tetracampeonato para o Penarol, o Gavião busca retomar a hegemonia do estado, mesmo perdendo peças importantes como o centroavante Hamilton e o goleiro Jonathan. Uma das novidades que pode pintar entre os relacionados é o novo centroavante Vanilson, já apresentado e inscrito na competição.

Estreante na competição, o JC tem apenas dois anos de existência. O time de Itacoatiara foi fundado em janeiro de 2019 e estreou profissionalmente na disputa da Série B do ano passado. Chegou à final, perdendo para o Cliper, mas garantiu vaga na elite de 2021.

O torneio

Serão nove clubes na disputa desse ano: Amazonas FC, Clíper, Iranduba, JC, Manaus, Nacional, Penarol, Princesa e São Raimundo. Na primeira fase, todos jogam contra todos em turno único.

A luta vai ser para não ficar em último. Isso porque os oito melhores avançam às quartas de final, sendo que os melhores colocados enfrentam os piores na segunda fase, que será eliminatória (1º contra 8º, 2º contra 7º, 3º contra 6º e 4º contra 5º), com jogos de ida e volta até a final. Os times de melhor campanha jogam com vantagem no confronto da volta.

Caso as equipes fiquem empatadas em número de pontos na primeira fase, vitórias, saldo de gols, gols pró, confronto direto e sorteio serão os critérios de desempate. O campeão garante vaga na Copa do Brasil 2022, Campeonato Brasileiro Série D 2022 e Copa Verde 2022.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: