O Coral do Amazonas, Corpo Artístico do Estado do Amazonas, participará do I Encontro de Coros Tutti Internacional, um festival de coros on-line com participação de oito países e que acontecerá entre os dias 23 e 25 de outubro. Serão coros de 20 cidades, reunindo mais de mil cantores que apresentarão um pouco do trabalho de cada um dos grupos.
As transmissões serão realizadas no canal Soncietà, no Youtube, a partir das 17h30 (horário de Brasília). Os coros são profissionais e amadores. No repertório, serão apresentadas obras clássicas e populares.
As apresentações serão ao vivo, mas a programação também contará com gravações realizadas antes do período da pandemia. O Coral do Amazonas se apresentará no dia 24 de outubro, com uma gravação de novembro de 2019, onde o grupo interpretou trechos do “Réquiem”, de Wolfgang Amadeus Mozart, na Igreja da Matriz.
“Recebemos o convite para representar a região Norte e é uma honra participar deste evento. O Coral do Amazonas é o coro mais tradicional do Amazonas e poder mostrar o trabalho que temos feito aqui para o mundo é sempre de grande importância”, declara o diretor artístico do grupo, maestro Otávio Simões. “Escolhi ‘Réquiem’ porque, além de ser a obra de um gênio, representa muito estes tempos em que estamos vivendo, sendo uma homenagem às vítimas da Covid-19”, comenta.
O evento – O evento está sendo organizado pelo Tutti Choir Brasília, produzido pelo regente maestro Daniel Souto de Moraes, professor da Escola de Música de Brasília. Com quatro anos de existência, o grupo já cantou em cidades no Brasil e no exterior, como Nova Iorque (EUA), Frankfurt (Alemanha) e Praga (República Tcheca).
A ideia do encontro surgiu após uma turnê do grupo ser cancelada devido ao cenário de pandemia da Covid-19. Sendo o grupo anfitrião e recebendo todos os coros, o Tutti fará a estreia própria de uma nova apresentação virtual a cada dia.
No total, participam do encontro Brasil, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, Portugal, Reino Unido e Rússia, e 20 cidades diferentes: Londres (RU), Iowa (EUA), Seattle (EUA), Kansas City (EUA), Funchal (Portugal), São Petersburgo (Rússia), Sabaneta (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), San Juan (Argentina), Bogotá (Colômbia), Lucena City (Filipinas), Medellín (Colômbia), Manila City (Filipinas), Rio Grande do Sul (RS), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Manaus (AM), Recife (PE), Goiânia (GO) e Brasília (DF).
Confira a programação:
Dia 23/10 (Sexta-feira)
1. Tutti Choir BSB (Brasília, DF)
2. Coro de Câmara da Madeira (Funchal, Portugal)
3. Isaac Cates & Ordained (Kansas City, EUA)
4. Coral da UnB (Brasília, DF)
5. Cantantes Virtuais (São Paulo, SP)
6. Ars Nova Coro Mixto (Sabaneta, Colômbia)
7. Coral Brasília (Brasília, DF)
8. Coro Madrigale (Belo Horizonte, MG)
9. The Esoterics (Seattle, EUA)
10. Coral Vivace (Buenos Aires, Argentina)
11. Madrigal de Brasília (Brasília, DF)
12. Tutti Choir BSB (Brasília, DF)
Dia 24/10/20 (Sábado)
1. Tutti Choir BSB (Brasília, DF)
2. Urbi et Orbi (St. Petersburgo, Rússia)
3. Coro de Câmara Gustav Ritter (Goiânia, GO)
4. Coro Arturo Beruti (San Juan, Argentina)
5. Coro Sinfônico da Faculdade STBNB (Recife, PE)
6. Tinkuy Ensamble Vocal (Bogotá, Colômbia)
7. Coral do Amazonas (Manaus, AM)
8. Coral da PUC-RS (Porto Alegre, RS)
9. Triton Singers (Iowa, EUA)
10. Ars Nova (Belo Horizonte, MG)
11. Anima Christi Chorale (Lucena City, Filipinas)
12. Tutti Choir BSB (Brasília, DF)
Dia 25/10/20 (Domingo)
1. Tutti Choir BSB (Brasília, DF)
2. Mussa Nova Coro Femenino (Sabaneta, Colômbia)
3. Coro Feminino Cantares (Brasília, DF)
4. Hi Lo Singers (Londres, Inglaterra)
5. ContraCantos da UFPE (Recife, PE)
6. Madrigal UnB (Brasília, DF)
7. Camerata Vocal de Medellín (Medellín, Colômbia)
8. Cantus Firmus (Brasília, DF)
9. Coro Feminino Donna Voce (Porto Alegre, RS)
10. Coro Sinfônico de Goiânia (Goiânia, GO)
11. Virtual Choir 6 Philippines (Manila City, Filipinas)
12. Tutti Choir BSB (Brasília, DF)
‘Dançando Nossos Compositores’
Nesta sexta-feira (23/10), a partir das 18h, o Centro Cultural Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro) vai ser cenário para o espetáculo “Dançando Nossos Compositores”, do Balé Folclórico do Amazonas.
Esta vai ser a sexta vez que a companhia exibe a montagem a partir de pequenas cenas coreográficas, segundo a diretora Conceição Sousa. Ela conta que o balé entra em cena com 17 bailarinos, com o cuidado de dividi-los em grupos para evitar aglomeração em cumprimento aos protocolos de segurança.
Dia Mundial da Ópera no Teatro Amazonas
Em 25 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Ópera, uma iniciativa das organizações Opera America, Ópera Latinoamérica e Opera Europa, além de representantes da ópera pelo mundo. Para celebrar a data será realizado um recital de canto e piano com obras de grandes nomes como Claudio Santoro, Giacomo Puccini, Giuseppe Verdi, entre outros, neste domingo (25/10), às 19h, no Teatro Amazonas.
O evento gratuito e para prestigiar é preciso agendar a vaga pelo Portal da Cultura (bit.ly/diamundialopera). O Teatro Amazonas funciona com 50% da capacidade e adotou os protocolos de segurança e saúde em prevenção à Covid-19. O uso de máscara é obrigatório.
O recital terá a participação do tenor Juremir Vieira, da soprano Raquel de Queiroz e do maestro Marcelo de Jesus, ao piano. Além de Santoro, Puccini e Verdi, o repertório ainda conta com obras de Richard Strauss, Arrigo Boito e Amilcare Ponchielli.
Para saber mais informações sobre a data, visite o site: www.worldoperaday.com
Com informações da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom). Foto: Michael Dantas
Descubra mais sobre Vocativo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

