O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou, nesta terça-feira (20), em reunião com os 27 governadores dos estados e Distrito Federal, que assinou protocolo de intenções para adquirir 46 milhões de doses da Vacina Butantan – Sinovac/Covid-19, em desenvolvimento pelo Instituto Butantan.
Somadas, as três vacinas em fase final de testes – AstraZeneca, Covax e Butantan-Sinovac – representam 186 milhões de doses. Segundo Pazuello, as doses serão distribuídas a todo o Brasil por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Além destas doses, a partir de abril, a Fiocruz deve começar a produção própria da AstraZeneca e disponibilizar ao país até 165 milhões de doses durante o segundo semestre de 2021.
Embora o comunicado oficial do Ministério da Saúde fale em distribuição da vacina ainda no primeiro semestre de 2021, mais precisamente em janeiro, não há garantias de que esse prazo será cumprido. Isso porque os estudos clínicos de fase 3 de todas as candidatas ainda não foi concluído. Apenas com a apresentação desse dado será possível a solicitação do registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Descubra mais sobre Vocativo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

