Amazonas

Covid-19: Total de infectados no Amazonas chega a 54

O Amazonas tem 7 novos casos do novo coronavírus (Covid-19), totalizando 54 casos confirmados. A atualização dos números foi feita no início da tarde desta quarta-feira (25) pelo governador Wilson Lima (PSC) e pela diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Pinto.

Dos pacientes infectados, 52 são de Manaus e 2 provenientes de Parintins, 49 estão em isolamento domiciliar e 4 estão internados, sendo 3 na rede privada e 1 na UTI do Hospital Delphina Aziz, com ventilação mecânica. Todos os pacientes estão estáveis até o momento desta atualização.

O Amazonas registrou na noite desta terça (24), a primeira morte decorrente de complicações causadas pelo novo Coronavírus (Convid-19). O paciente era um homem de 49 anos, proveniente do município de Parintins, que morreu no Hospital e Pronto Socorro (HPS) Delphina Aziz, na zona norte de Manaus. Ele foi internado no último dia 21.

Há ainda 21 casos em investigação como possíveis infectados. Os casos internados na rede pública já estão em protocolo de testes da cloroquina, medicamento que está sendo observado no tratamento da doença.

Com a confirmação do primeiro caso de transmissão local no último domingo (22), não são mais anunciados os casos suspeitos, pois todos os cidadãos são considerados como potencialmente infectados. Segundo as autoridades de saúde, não há transmissão comunitária do vírus.

A transmissão local da doença significa que há pacientes infectados no Estado por outros que adquiriram o vírus fora do Amazonas. Ainda não há a chamada transmissão comunitária no Estado, quando pacientes infectados no Amazonas contaminam outros moradores locais.

Bolsonaro

O governador Wilson Lima aproveitou a entrevista coletiva para comentar as declarações do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido). Na noite desta segunda, Bolsonaro fez pronunciamento em rede nacional para criticar o isolamento social e suspensão de atividades presenciais adotado pelos governadores, procedimento recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Nossas decisões foram baseadas em recomendações do Ministério da Saúde e de nossos profissionais da Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam) e da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). Sabemos que todos teremos prejuízos econômicos. Todos nós perderemos com isso, mas a vida das pessoas está acima disso. Não voltarei atrás com nenhuma medida tomada até aqui”, garantiu.

Novas medidas

Lima anunciou ainda novas medidas para tentar conter o avanço do Covid-19 no Amazonas. A primeira delas será baixar decreto dando poderes de polícia aos agentes da FVS para que atuem de forma mais efetiva contra o novo coronavírus.

Outra medida comentada e já anunciada em outro vídeo divulgado nesta manhã, será a utilização da arena poliesportiva Amadeu Teixeira para acolher moradores de rua. O objetivo é proteger pessoas, que já se encontram sem situação de vulnerabilidade do risco de contaminação e disseminação da doença.

Aeroporto

O aeroporto internacional de Manaus, Eduardo Gomes passará a adotar quarentena para os passageiros que desembarcarem no local. O cumprimento dessa medida será realiado via aplicativo que será disponibilizado pela Fundação de Vigilância em Saúde. A medida valerá para todo o Estado.

Festival Folclórico de Parintins

Questionado sobre a realização do Festival Folclórico de Parintins 2020, o governador admitiu que a realização do evento certamente será adiado. “Pelo que estamos vendo pelo mundo, não vemos condições do festival ser realizado no último final de semana de junho. Ainda vamos nos reunir com o prefeito para decidir o que fazer. Sabemos que o festival é preparado com um ano de antecedência”, avaliou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: