Provocativo

A perigosa guerra entre judiciário e legislativo

Senado ameaça STF com CPI, que revida com censura. Por trás disso, o interesse do governo em comandar a Corte. Entenda o conflito que coloca a democracia em perigo

A censura de reportagens de dois sites envolvendo o atual presidente do STF, Dias Toffoli é um novo capítulo de uma guerra que vem se formando entre judiciário e legislativo há meses. O detalhe curioso é a forma como ela vem sendo fomentada pelos bots favoráveis ao presidente Bolsonaro nas redes sociais. .

Vários senadores que assumiram mandato agora em 2019, a maioria da base do governo, são favoráveis a uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar decisões do Supremo Tribunal Federal. A justificativa seria a série de decisões questionáveis tomadas pelos ministros da corte nos últimos anos.

Obviamente muitas dessas decisões são realmente questionáveis e merecem resposta diante da opinião pública, mas é preciso entender que embora a causa seja justa, o motivo por trás dela é extremamente perigoso.
A ideia é desqualificar os ministros da casa e tentar tirar o máximo possível deles, seja por renúncia seja por impeachment. Assim, o presidente encontraria meios de indicar ministros da sua confiança e garantir que suas ações fossem respaldadas pela corte.

O ideal para o presidente seria simplesmente acabar com o STF. Tanto que inúmeras mensagens de WhatsApp sugerem que o povo abrace essa campanha, mas é improvável que o atual governo alcance força política para tanto.

Precisamos ficar muito atentos. O STF é uma instituição fundamental para a democracia e nada pode mudar isso. Suas eventuais falhas acontece porque tem homens na sua composição.

Qualquer investigação que exista deve atender aos interesses do povo, não de um governo com aspirações ditatoriais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.