Provocativo

Isso é o melhor que a oposição pode fazer?

Semana passada, um vídeo da deputada Tabata Amaral (PDT-SP) questionando o Ministro da Educação Fernando Vélez viralizou e se tornou exemplo de como destruir as falácias do governo Bolsonaro.

A voz calma, fala pausada, nenhuma ofensa e apenas argumentos sólidos chegou a muitas pessoas que defendiam cegamente o atual governo e nunca tiveram acesso a argumentos contrários. E provavelmente fará muitos processarem a informação. Isso é muito poderoso.

Ontem, tivemos a visita do Ministro da Economia à Câmara dos Deputados para explicar o projeto que tratada da Reforma da Previdência. Pauta tão ou mais importante que afeta toda a população brasileira. Após uma explanação sem dados técnicos e nada elucidativa, os deputados tinham a chance de questionar Paulo Guedes da mesma forma e expor os problemas do projeto. Ao invés disso, tivemos um papelão.

O que faz o deputado Zeca Dirceu (PT-SP)? Parte pra ofensa pessoal e dá a munição que os bolsonaristas precisavam para tirar o foco do debate. O momento no Brasil é muito grave. Se isso é o melhor que a oposição pode fazer pra se opor ao bolsonarismo, que os céus nos ajudem.

Insatisfação e raiva contra os absurdos deste governo são coisas mais que compreensíveis. Mas o Congresso não é lugar pra desafogar isso. Por isso o vídeo da deputada Tábata Amaral é um exemplo a ser seguido e o de Zeca Dirceu não.

Vamos lembrar que a taxa de abstenção das últimas eleições foi superior ao de votos válidos. Isso sem contar jovens que terão 16 anos em 2022 e têm acesso a internet e observam todos esses embates e fazem seus julgamentos.

Para acabar com o Bolsonarismo será preciso apontar uma alternativa construtiva, que passe credibilidade ao povo. Ou ele se perpetuará.

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.