Provocativo

Bolsonaro apenas é um boneco recheado de antigos preconceitos do brasileiro

No momento em que comecei a escrever este texto, muitas pessoas estão assistindo a entrevista do candidato a presidência Jair Bolsonaro ao Jornal Nacional da Rede Globo. Como de praxe, foi uma chuva de memes nas redes sociais com as costumeiras idiotices que ele fala.

Mas não se iludam. Isso só vai aumentar o fanatismo dos seus seguidores. As facetas do seu caráter (ou falta dele) já são conhecidas assim como sua incapacidade. Quem vota nele sabe disso e não se importa. Essas pessoas são incapazes de se adaptar aos valores dos novos tempos. 

Quais são os principais pontos do discurso do candidato? Homofobia disfarçada de moralismo, misoginia disfarçada de liberalismo, fundamentalismo disfarçado de religiosidade, pose de ficha limpa mesmo tendo lavado dinheiro da JBS e violência disfarçada de segurança. O que há por trás disso?

Vivemos em um país que mais mata a população LGBT no mundo no mesmo passo em que homofobia não é crime. Mas também é um país onde esse mesmo grupo começa gradativamente a prosperar e viver suas relações na sociedade de forma assumida. De qual dos dois lados Bolsonaro está?

O Brasil começa também a observar representatividade entre a população negra também. Ao mesmo tempo, de acordo com a ONU, a cada 23 minutos, um jovem negro é assassinado no Brasil. São 63 mortes por dia, que totalizam 23 mil vidas negras perdidas pela violência letal por ano. Condenado por declarações racistas e réu no Supremo Tribunal Federal pelo mesmo crime, de qual dos dois lados você acha que Bolsonaro está?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de assassinatos chega a 4,8 para cada 100 mil mulheres. O Mapa da Violência de 2015 aponta que, entre 1980 e 2013, 106.093 pessoas morreram por sua condição de ser mulher. Por outro lado, Bolsonaro defende abertamente que não há problema em mulheres receberem menos em mesmas funções de homens. Ele também já foi condenado por incitação ao estupro por dizer que a ex-deputada Maria do Rosário não “merecia” ser estuprada. Como se estupro pudesse de alguma forma ser um prêmio. De qual dos dois lados Bolsonaro está?

Nesse ponto você pode estar perguntando: por que tantos homossexuais, mulheres e negros apoiam Bolsonaro? A resposta não é simples e varia dependendo do caso. Mas a repressão parece ser a mais lógica das respostas. Muitas vezes, você é tão reprimido a aceitar uma condição que se convence de que algo que você precisa e quer é errado. Alguns são mais vítimas do que algozes.

Jair Bolsonaro representa a esperança dessas pessoas que tudo volte a ser o que era antes. Esse sentimento era antigo e crescente. Só esperou aparecer o representante certo no momento certo para aflorar. Nada melhor que agora, com o Brasil atolado em corrupção, vindo de diversas crises institucionais. Temos o herói, temos as vítimas. Agora, só faltava o vilão. E ele apareceu.

Os grandes escândalos de corrupção das últimas décadas foram protagonizados por governo visto como “de esquerda”. Foi a brecha perfeita para se criar terrorismo psicológico em torno de um inimigo fantasma. Qualquer coisa que seja contra aquilo que ele ou seus seguidores acreditem, é imediatamente rotulado “de esquerda”, sem fazer a mais remota ideia do que seja esquerda.

Bolsonaro é apenas um boneco de estopa recheado de sentimentos que boa parte da parcela da população já tinha. Devemos combater o que o Bolsonaro representa mais do que a figura dele em si. Até porque, isoladamente ele é um zero à esquerda (sem trocadilho). E esperar a ação do tempo.

Independente de qualquer coisa, as mudanças são inevitáveis. A inclusão social de todos os segmentos é um processo irreversível. Aos que não aceitam ou não conseguem conviver com as diferenças, é melhor “jair” se acostumando.

Foto: EBC
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.